Montar o quarto do bebê é uma das tarefas mais empolgantes durante os nove meses de espera pela chegada da nova vida. Porém, escolher entre tantas opções de estilo e decoração, nem sempre é fácil.
O minimalismo, tendência que une praticidade e conforto a um ambiente clean e espaçoso, vem caindo nas graças dos arquitetos, decoradores e, claro, dos pais. A seguir, descubra como aplicar esse conceito na hora de preparar o quarto para a chegada do seu bebê.
Estilo onde menos é sempre mais, o minimalismo ganhou força em meados dos anos 1960 e tomou conta não apenas do mundo da decoração, mas, também, das artes, da cultura e da moda. O conceito minimalista é uma forma de se expressar utilizando uma quantidade de elementos menor.
Na decoração, esse conceito é marcado pela união de simplicidade e conforto, com móveis e objetos que trazem funcionalidade e, ao mesmo tempo, um design moderno e sofisticado. A mobília é fabricada com matéria-prima refinada, como a madeira, o ferro e o metal. Linhas retas, simetria e formas geométricas variadas ajudam a compor o ambiente.
Em quartos infantis, o minimalismo confere ao espaço uma atmosfera clean, optando por usar como decoração e mobília apenas o necessário e liberando espaço para que os pais possam se movimentar com cuidado e agilidade na hora de cuidar do bebê. Além disso, o ambiente mais “limpo”, criado pelo minimalismo, permite que os pequeninos encontrem mais tranquilidade em seus primeiros meses de vida.
A principal regra para aplicar o minimalismo ao quarto do bebê é optar sempre pela simplicidade. Peças discretas, porém modernas, paletas de cores claras e combinações delicadas e lúdicas te ajudarão a compor o ambiente. E não se esqueça: menos é mais!
O enxoval do bebê é um elemento que influencia muito na atmosfera do quarto. Para um ambiente minimalista, as peças devem ser delicadas, com um toque artesanal de rendas e bordados. O tecido principal deve ser o algodão, mas o linho, a lã e a sarja também são bem-vindos.
A Provence Baby possui sua própria confecção de enxovais, oferecendo serviço personalizado de qualidade para atender às suas necessidades nessa hora tão especial. Conheça nossos produtos.
Uma das principais características do minimalismo é a praticidade. Portanto, na hora de aplicar o conceito ao quarto, opte por móveis que auxiliem na realização dos cuidados com o bebê. Uma cômoda mais versátil, por exemplo, serve não apenas para guardar roupinhas, mas também como apoio para o trocador e kit higiênico durante a troca de fraldas. Prateleiras de madeira, podem ser usadas para pendurar fraldas, roupas, brinquedos e objetos decorativos, otimizando o espaço disponível.
Em quartos de bebês minimalistas, a ludicidade fica por conta dos objetos de decoração: papéis ou adesivos de paredes com temas como animais, o céu ou o alfabeto; nichos ou prateleiras, decorados com ursos de pelúcia e brinquedos de madeira; livros e quadros decorativos são elementos do universo infantil que dão um toque especial à decoração e harmonizam muito bem em um ambiente minimalista.
Definir a paleta de cores é uma etapa importante na montagem do quarto do bebê. Para um ambiente minimalista, priorize tons claros como o branco, o bege e o cinza, utilizando o preto para criar a ideia de contraste.
Combinar cores também é uma boa pedida. Você pode, por exemplo, usar tinta branca ou bege, aliada a tons pastéis de verde, azul, rosa e lavanda.
O conceito de minimalismo, além de praticidade e organização, oferece a possibilidade de economia, uma vez que peças neutras são atemporais, e podem ser utilizadas por anos. Além disso, o estilo traz conforto e tranquilidade, tanto para os pais quanto para o bebê. A Provence Baby sabe da importância da chegada de uma nova vida à família. Por isso, nosso compromisso é levar produtos com qualidade e segurança aos nossos clientes. Venha conhecer nosso trabalho!